domingo, 12 de fevereiro de 2012

São Paulo, mega cidade do mundo. Não pode ter o branding que tem.

O tema São Paulo tratado com dois enfoques.

Uma visão da cidade. E os impactos disso do mercado imobiliário da cidade. Ouça no soundcloud o Marketear por LG na Rádio Bandeirantes, boletim de 2 minutos no Bandeirantes Gente.

Aproveitando, segue um post sobre o novo Branding da cidade de São Paulo, de autoria da Consultora da BRANDIA CENTRAL no Brasil, Fernanda Grottera.

PLACEBRANDING DE SÃO PAULO NÃO PODE SER AMADOR!
===========================================================
De cara, quando vi pela primeira vez, o logo me pareceu infantil demais, festeiro demais (cores e tipologia) e a marca, o conceito por detrás do logo não resolvido. Não vi um estudo de conceito. E recebi a idéia de criar algo além do cinza dos prédios muito legal mas, senti que pecou por nenhuma tradução da seriedade e profissionalismo que São Paulo tıem em seu DNA. Senti falta da consistência do concreto e da rica arquitetura da cidade.

Quando vi o evento de lançamento da marca, me senti na entrada de um buffet infantil, não na apresentação da marca de uma cidade com as dimensões de São Paulo. É a principal cidade do Brasil, é o firmamento - mesmo para fins de eventos e turismo, precisamos levar em consideração, a importância e seriedade que a economia de SP representa.

Analisando os detalhes técnicos do logo em si, encontro dificuldade de produção e aplicações, no PB esse logo não funciona (numa escala de cinza funciona), o 'P' não dá para enxergar direito, a falta de hierarquia entre texto e símbolo - dando a impressão de bagunça, o desenho do logo é bem anos 80 - o que pode ter seu charme. Mas, não representa futuro, contemporaneidade que acho fundamental.

As cores de São Paulo são preto - representando o negro, o branco - representando o europeu e o vermelho - representando os índios nativos. Ao todo me parece que faltou um trabalho mais explícito em conceito, ajustes finos e execução e a apresentação em geral da nova marca do foi bacana, impressionante, colorida, uma festa como nós brasileiros gostamos e sabemos fazer!

Logo pensei na marca de Melboure - Australia. Essa marca foi pensada e desenhada pela Landor. E, UAU!!

Morei em Melbourne por um tempo e, sempre achei a cidade bem compáravel à São Paulo. O australiano com o brasileiro. O clima! A praia deliciosa e afastada! A cidade e seus suburbios!

Comparando estes dois logos, sinto que se sobressai o quanto aqui no Brasil nós, designers + clientes ainda temos um grande caminho pela frente na arte de bem pesquisar, bem conceituar, bem simplificar, bem resolver, bem finalizar, bem profissionalizar processo, enfim, demonstrar eficiencia e modernidade unido a essa festa que sabemos e gostamos bem de fazer.


Um comentário:

  1. o curso da STREAMER "Mande Bem no ENEM" vai abrir em 2012? Qual a data? Quando posso fazer minha inscrição? email: abcrp@hotmail.com

    ResponderExcluir